domingo, 19 de julho de 2009

Planta Ornamental ( Interiores )


Cyclamen Persicum
Nome Popular: Ciclame, Ciclâmen, ciclame-da-persia, ciclame-de-alepo.
Herbácea tuberosa, acaule, originária da região que abrange da Grécia e Ilhas do Mediterrâneo até a Síria. Sendo encontrada em todas as regiões do Brasil, muito utilizada na decoração de interiores.
Flores com pedúnculo longe e firme, brancas, vermelhas, róseas ou roxas, pontilhadas ou não. Distribuem de maneira curiosa, lembrando as asas de uma borboleta.
É cultivadas em vasos e Jardineiras a meia-sombra ou sombra, de preferência em lugares protegidos e bem iluminados.
É multiplicada por sementes, postas a germinar em estufa no outono, para florescer 14-15 meses depois, no fim do inverno e inicio da primavera.
Dica: No Jardim ou em vasos, para manter a espécie " Borboletando " por um longo tempo é retirar a hastes florais, desde a base, depois que a flor muchar. Isso estimula a brotação de outra flor no lugar.

Decore sua casa com Flores Naturais, em qualquer estação do ano.

2 comentários:

  1. A apresentação dessa bela planta para interior, levou-me a focar a atenção na expressão “decoração de interiores”. A maioria das pessoas que conheço vive em apartamentos e, é comum dizerem que gostariam de ter plantas em sua habitação. Fazer a sua decoração de interior.
    Mas que plantas? Essa dúvida é atroz. Hoje em dia, há uma oferta muito grande de plantas decorativas que todos gostaríamos de ter nas nossas casas. Estão sempre à venda nos supermercados, floriculturas, etc. Mas qual escolher? Qual a que se adaptará melhor às condições de um apartamento (falta de sol, etc..) . É um grande problema ter que ficar mudando de lugar a toda hora para pegar um solzinho. E os cuidados, a resistência a fungos, bichinhos, etc.?
    Já “quebrei a cara” ..rs...algumas vezes, ao adquirir uma planta e, em pouco tempo, as folhas amarelarem , as flores não brotarem, secarem e vi a planta morrer. E não foi por falta de cuidados. Segui as orientações que me deram. Cheguei à conclusão que aquelas plantas não eram adequadas para “morarem” em apartamentos.
    Já vi muitos desistirem e passarem a ter flores artificiais, porque “ficam” belas o tempo todo e não dão trabalho. Mas não é o meu caso. Gosto de coisas vivas. Esse trabalho de cuidar delas, para mim é prazer.
    Em suma, o meu “discurso” é para sugerir a publicação de algumas dicas sobre quais plantas são mais adequadas a um apartamento. Como adquirir essas plantas. Como tratá-las. Se vale a pena comprá-las mesmo? A gente adquire a planta , se apega a ela, e de repente se vai, deixando tristeza. Se sentimos isso com os animais domésticos, sentimos também com as plantas. São vidas reais.
    Desculpe se que exagerei no pedido. É quase um serviço de consultoria de jardinagem e paisagismo para interiores...rs... Não sei se cabe na proposta do blog. É mais uma sugestão. E não precisa ser de uma vez. Pode ser aos poucos. Ficarei eternamente agradecido; eu e as minhas plantas. Bijuss do Jopin

    ResponderExcluir
  2. Jopin,
    As plantas que se consideram de interiores, geralmente sao aqueles que não precisam de sol direto sobre elas. Mas isso não quer dizer que elas não precisam de iluminaçao. E aí esta o grande problema no apartamento, onde muitas vezes a planta não tem essa luz suficiente para fazer a fotossintese e acabam morrendo. Outro problema é o ar condicionado, que hoje esta presente em muitos ambientes de interiores e não é nada bom para a sua plantinha. Uma dica, na eleição de espécies, são as plantas de resistência extrema, as que são indicadas para jardins de baixa manutençao.
    Adoramos a sua Sugestão e vamos em breve preparar algumas postagens com algumas dessas plantas.
    Esperamos ter ajudado.
    Jane e Eunice

    ResponderExcluir