Jardins Públicos projetados pelo paisagista Burle Marx: Recife/ Rio De Janeiro.
Praça De Casa-Forte
Considerado gênio, Burle Marx usou a Natureza como matéria- prima para criar obras de arte que colocaram o Brasil no mapa do paisagismo Mundial. Ele sempre defendeu a criação de jardins que utilizassem plantas encontradas na própria região para não descaracterizar a paisagem, e preservar as matas nativas.
O Curioso é que seu primeiro contato com as plantas tropicais, aconteceu na Alemanha.Quando morou nesse país, entre 1928 e 1929, ele se tornou um frequentador assíduo do Jardim Botânico de Dahlem, em Berlim,onde se encantou com as espécies brasileiras.
A editora Senac São Paulo, lançou no mês de Julho o livro Modernidade Verde - Jardins de Burle Marx. Autor: Guilherme Mazza Dourado.
No Dia 21 e 23 de Outubro, na cidade do Rio De Janeiro, acontecerá o grande congresso da arquitetura paisagistica mundial - 46° ifla wordld.
Público alvo:
Arquitetos
Arquitetos e Urbanistas
Arquitetos paisagistas
Administradores Públicos
Engenheiros de várias especialidades
Engenheiros Agrônomos e florestais
Paisagistas, viveristas e executores de Jardins
Estudantes
Mais Informação : http://www.46ifla2009.com.br/pt/index_pt.php
Praça Da República / Recife
Praça de casa-Forte / Recife
Praça Do Derby/ Recife
Praça Faria Neve / Recife
Praça Euclides Da Cunha / Recife
Aterro Do Flamengo: Vista Panorâmica / Rio De Janeiro
Aterro Do Flamengo: Vegetação / Rio De Janeiro.
Gostei muito do blog de vocês! meu marido e eu adoramos jardim, decoração e tudo relacionado a um bom hambiente, mas confesso eu não levo jeito pra nada disso, minha casa é basiquérrima justamente por falta de jeito para decorar.na minha varanda(moro em apartamento)Não tem uma plantinha se quer.
ResponderExcluirEstamos pensando em ter uma casa, assim que rolar, vou voltar aqui e pedir o auxílio de vocês, pode ser?kkkkk
Um abraço!
OBS:Vou adicioná-las em meu blog,tá?
Olá panmela,
ResponderExcluirFicamos felizes com a sua visita, que bom ter gostado do blog, fique a vontade, e nos visite sempre. Será um prazer poder ajuda-la.
É muito bom ter a Natureza por perto, mesmo em espaços pequenos como apartamento.
Mas adiante colocaremos alguns dos nossos projetos e dicas para se viver bem em qualquer espaço.
Um abraço e pode nos adicionar.
Eunice e Jane
O cara é um mestre, mesmo, né?
ResponderExcluirAs fotos estão lindas! Adorei!! Vontade de conhecer cada um dos lugares que vc colocou aqui.
Adorei o blog!
Bjks, Beta
Obrigada Beta pela visita.
ResponderExcluirVenha sim conhecer Recife e João Pessoa.
conhecer pessoalmente os projetos do Burle Marx.
Agora o aterro com certeza você já deve conhecer.
Adoro suas fotografias, sempre que puder tire fotos de paisagem e nos envie.Gostamos muito das fotos do Jardim Botânico.
Bj
Eunice e Jane
Oi, Nicinha
ResponderExcluirJá estive em todas as praças pernambucanas que você expõe em fotos, só não sabia que todas eram projetos de Burle Marx. Bom de saber! Adoro o mestre, curto essa coisa endógena de buscarmos e nos encontrarmos em nossas próprias raízes. O Aterro é realmente um projeto lindo. bjss. Veronica
Oi Verônica,
ResponderExcluirque bom a sua visita aqui no nosso blog.
Os Jardins Públicos Do Recife, foram criados entre 1935 e 1937, até o paisagismo do parque do Flamengo, executado entre 1961 e 1965.Burle Marx, foi diretor de parque e Jardins do departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.Dez praças foram projetadas ou reformuladas por Burle Marx em Recife.
O primeiro projeto de jardim público idealizado por Burle Marx foi a praça de Casa Forte, em 1934. São três jardins de formas regulares, sendo dois retangulares e um quadrado, que englobam um lago central com plantas aquáticas amazônicas – entre elas a vitória-régia –, um canteiro com flora brasileira variada e outro com espécies exóticas.
Ana Rita Sá Carneiro, coordenadora do Laboratório de Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e uma das autoras do livro Espaços livres do Recife.Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre a histórias dos Jardins públicos do Recife, é uma boa indicação.
Burle Marx deu uma grande contribuição na area verde de Recife e ter a oportunidade de estudar os seus Jardins Públicos é de grande importância para os novos paisagistas.
Abraço,
Eunice e Jane
Olá!
ResponderExcluirPrestigiei esse post com um gostinho a mais, o da saudade. Sou de Pernambuco, mas estou “desgarrada” no interior de São Paulo. Foi um prazer rever em fotos os cantos e praças tão bonitos de Recife, e saber de onde veio a inspiração para a caracterização de todos eles. Parabéns pelo post tão informativo e belo. :D
Beijos!!!
Obrigada Lidiane pelo elogio e visita aqui no blog.
ResponderExcluirVolte sempre.
Abraço,
Eunice e Jane
Adoramos o blog de vocês, já estamos seguindo!
ResponderExcluirBjss
Bianca e Virginia,
ResponderExcluirObrigada pela visita aqui no blog.
Linda a loja de vocês, de muito bom gosto.
Abraço,
Eunice e Jane
Olá Nicinha! Burle Marx é realmente um grande mestre das artes paisagísticas. Não conheço as praças de Recife, mas conheço o Aterro do Flamengo, que é muito lindo. Na Barra de Guaratiba existe um sítio com mais de 365.000m2 que era seu. Lá existe um grande acervo de plantas. Quero ir lá um dia!! Quando vier ao Rio, não deixe de visitar. http://sitioburlemarx.blogspot.com/
ResponderExcluirBeijos!! João
Adorei as informações de vocês.. como esse ano é centenário dele.. to fazendo pesquisas para trabalho.. e confesso que fiquei com muita vergonha, pois só agora fiquei sabendo que a praça que mais adoro em Recife foi projetada por ele.. naum só uma, mais muitas...
ResponderExcluirObrigada.
Olá, meninas! No dia 4 de agosto desse ano, o mestre Burle Marx completaria o seu centenário de nascimento. O presente de vocês chegou antes, por meio desse post, e se estenderá pelo período das comemorações. Muitas homenagens foram realizadas e outras tantas estão sendo programadas ao longo desse ano. Recomendo aos seguidores deste blog que, vale a pena procura na Internet e, conhecer um pouco mais desse brasileiro que alguns acham ser estrangeiro. Consultem as programações, localize a mais próxima de onde mora vá render sua homenagem a esse gênio, que em tantas áreas atuou: paisagista, arquitetura, desenho, pintor, gravador, escultor, tapeceiro, ceramista, gastrônomo, e principalmente, um professor do amor pela Natureza!
ResponderExcluirBijus do Jopin
Oi João,
ResponderExcluirQuando vier a Recife, visite as nossas praças,são lindas.
O sitio do Burle Marx, ainda não conheço,só o Aterro e o Jardim Botânico, mas quando retornar ao Rio com certeza irei conhecer o sitio.
Obrigada pela participação no blog e pela dica.
Abraços,
Eunice e Jane
Olá Andréa,
ResponderExcluirQue bom ter ajudado você. Qual seu curso?
A gente tem muito que aprender sobre o Burle Marx, ele é um artista completo.
Tem muitos livros bons sobre Burle Marx que você pode pesquisar para enriquecer sua pesquisa.
Você pode comprar, ou mesmo pesquisar nas Bibliotecas Públicas, tem algumas que você pode até alugar o livro e ficar por quinze dias.
Se você quiser dicas de livros, envia um e-mail para: eunice.naturaleza@gmail.com ou jane.naturaleza@gmail.com
Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Eunice e Jane
Oi Jopin,
ResponderExcluirQue bom ter gostado do post. Obrigada pela sua dica, sugestões e informações para nossos visitantes aqui no blog.É sempre bom aprender mais um pouco sobre o Burle Marx.
Abraços,
Eunice e Jane
Gostaria muio de ganhar o do Burle Marx que contem todos os nome de plantas em geral pois não posso comprar meu email é restaures@itelefonica.com.br
ResponderExcluirmeu endereço: Av. Francisco Vaz filho 2512 jd. America cep 14.810-200 Araraquara - SP quem puder me enviar eu agradeço pois estou tentando entrar nesse mundo maravilho do paisagismo. Abraços......
Antônio,
ResponderExcluirNão estamos sorteando o livro, só fizemos a divulgação.
Deixamos o seu comentário para quem quiser entrar em contato com você e poder ajudar de alguma forma.
Eunice e Jane