segunda-feira, 2 de abril de 2012

Amiga de profissão a paisagista Marisa Lima.


Queremos registrar aqui o  nosso agradecimento pela participação e colaboração com a sua história e dicas da vida de uma paisagista da qual admiramos muito o seu trabalho.

Obrigada Marisa Lima.


A minha história é muito engraçada, desde criança desenhava muito e muito bem e dizia que seria professora de desenho, mais tarde já no ginásio, dizia que ia estudar Belas Artes e meus amigos e família me achavam esnobe. Quando fui prestar vestibular, já com a idéia fixa de que seria uma escultora, prestei concurso para Escola de belas Artes da UFRJ que tinha somente 4 vagas para escultura e passei. Feliz por ter conseguido, durante o curso básico que são 2 anos, resolvi me inscrever como ouvinte na aula de escultura em barro. O professor era tão chato que eu desisti do curso e pedi pra trocar por outra matéria. Sai pela faculdade procurando saber sobre cada curso, aí tinham alguns cursos novos que iam começar, um deles era o de Paisagismo. Entrei em uma sala cheia de plantas e me encantei pois sempre cuidei do jardim da minha casa junto com minha mãe e adorava fazer isso. Perguntei ao professor o que era Paisagismo e ele me explicou que era a Arquitetura de exterior. Adorei pois eu sempre fui muito boa em desenho técnico de arquitetura, já tinha feito até um curso básico de 1 ano em uma escola particular. Fui à secretaria e pedi minha transferência.
No ano em que me formei 1979, no dia de meu aniversário, o curso foi reconhecido pelo MEC, porém até hoje a profissão não é regulamentada.
Isso nunca me impediu de trabalhar, mas não tendo um conselho de classe muitas pessoas se intitulam paisagistas sem embasamento ou estudo algum e isso às vezes denigre a profissão.
O mais importante nesta profissão é o prazer que ela me proporciona, estar em contato com a natureza, fazer um trabalho diferente a cada dia é muito gratificante.


Ainda gostaria de acrescentar que o paisagista tem que estar sempre se atualizando, estudando, pesquisado.Eu viajo muito pelo mundo, vou a feiras, congressos conhecendo novidades em ferramentas, plantas e materiais e aprendo mesmo no dia a dia com as dificuldades que aparecem e temos que solucioná-las.



Hoje em dia sabemos que muitas pessoas querem ter um ambiente verde, mas falta espaço o que você sugeria ?
Um vaso, um jardim vertical, aproveitar cada espaço é importante.

Qual a importância de uma área verde para as pessoas, principalmente para crianças ?
O verde nos trás alegria, bem estar, relaxamento.

O que você acha de um projeto de horta nas escolas, em casa, restaurante, entre tantos outros estabelecimentos quais os benificios ?
Tenho feito muitas hortas caseiras, e o principal benefício é não ter agrotóxico. Poder colher temperos e chás fresquinhos. O mesmo vale para vasos com frutíferas, as crianças que moram em apartamentos e só conhecem as frutas das feiras e supermercados, é importante poder ver como nascem e colhe-las.
 
Qual a planta que não pode faltar na sua casa, a preferida.
Uma suculenta ou uma palmeira chamaeodorea.

O que você acha hoje da consciência verde, acha que ainda falta muito para mudarmos de atitude ?
Infelizmente falta muito, pra mim isso foi sempre uma coisa normal, mas ainda temos muitos desmatamentos e áreas degradadas pela ganância do homem.

O que podemos esperar para o mês de abril ? 


Época boa para plantar, pois quando a primavera chegar teremos flores novas, já adaptadas e enraizadas e não sofrerão no verão quando o calor forte voltar.





Um comentário: