quarta-feira, 20 de maio de 2009

Flores e Folhagens Tropicais.




Toda semana Vocês iram encontrar no Naturaleza, falando sobre um determinado tipo de plantas e flores, como: nome popular, Origem, e curiosidades. Aguardem as novidades!!!


Hoje estamos falando de algumas plantas nativas do Brasil, como : As Heliconia, Anthurium, muito utilizado em arranjos florais.




Trazidas para Pernamuco através da magia do paisagista Burle Marx em 1943 para ambientação de praças, as flores tropicais vêm a cada dia tendo a sua beleza e encanto reconhecidos no mundo inteiro. Essas flores dispertam um interesse cada vez maior neste concorrido mercado. Espalhadas por 15 municipios no estado numa área de 120 hectares, essas flores e plantas demostram um grande potencial de comercialização devido a sua resistência, exoticidade e rara beleza. Com um clima perfeito para a produção de flores e plantas tropicais, o estado de Pernambuco, encravado no Nordeste do Brasil está se tornando um pólo de referência nacional de exportação destas espécies, encontrando-se em primeiro lugar em termos de produção no Brasil, com capacidade produtiva de 200.000 hastes de flores e folhagens. A grande variedade e a qualidade das espécies produzidas visa a atender aos mais exigentes mercados, sempre buscando a satisfação e o encatamento do consumidor final. Através de uma grande rede de apoio e cooperação, formada por vários orgãos e associações e cooperativas de flores e plantas tropicais, o setor vem tendo um crescimento de 20 % ao ano, já exportando para vários países de Europa, como: Alemanhã, Itália, Portugal, Grã- Bretanha e França. No campo tecnológico, Pernambuco dispõe de avançados centros de pesquisa, onde se desenvolve espécies mais resistêntes, novas cores e combate ás pragas e doenças. A localização privilegiada e a infra- estrutura de logística, com grande disponibilidade de vôos internacionais e o surgimento de novas estradas, colocam Pernambuco num lugar de destaque no seguimento a nível nacional.


Fonte: Sebrae e Faepe.

7 comentários:

  1. Para acreditar no que vê, olhe uma, duas e até três vezes, e mesmo assim confira, com mais uma espiadinha...rs...
    Digo isso porque, à primeira vista, ao olhar o tipo de flor que é mostrado no post, pensei ser a flor que mais admiro, junto com o girassol: a “Strelitzia reginae”, também conhecida como ave-do-paraíso. E que dizem ser a planta do signo de Aquário (eu). Mas não deixo de admirar essa também. No fundo, acabo gostando de qualquer flor. São palavras com as quais Deus escreve seus poemas na Natureza.
    Quando morei numa casa aqui em Niterói, Itaipu, havia uma touceira enorme dessas helicônias; eu não sabia que se chamavam assim, pensava ser uma variedade da strelitzia . Todos os vizinhos me pediam. Eu também a usava para enfeitar a minha casa. Periodicamente fazia um corte, talvez até de modo errôneo para os conceitos paisagísticos e botânicos, apenas para reduzi o tamanho. Elas são extremamente férteis e cresciam muito rápido. Obrigado pelo aprendizado e por me fazer reviver esse tempo. Quero aprender mais. Bijuss do Jopin

    ResponderExcluir
  2. Que legal vcs usarem o espaço para nos ensinar um pouquinho mais das plantas...
    elas são as maravilhas da criação de Deus na minha opinião.
    vou indicar o site para minha irmã que faz biologia e está estudando para ser botânica.
    um beijo e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nicinha!! Desconheço muita coisa sobre o assunto e taí o motivo de estar sempre ligado nas suas informações, pois assim posso aprender. Muito interessante!!! É Pernambuco pontuando sua importância no mapa de produção de flores e plantas tropicais!! Legal!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,Nicinha,

    Em dezembro do ano passado estive numa exposição sobre Burle Marx aqui no Rio. Foi fantástico. Pude conhecer os primeiros croquis paisagísticos do mestre, mas também seu múltiplo talento com móveis e telas. Se você tiver oportunidade, não deixe de ir. bjs. Veronica

    ResponderExcluir
  5. Adoro helicônias mas não sabia o nome dessa planta! Agora descobri através do Naturaleza! São lindas, coloridas e tem um formato exótico. As fotos estão lindas! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Agradecemos os comentários!
    Volte Sempre!
    Eunice e Jane.

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por flores tropicais,trabalho com elas deixo-as sequinhas como viva.Mas gostaria de saber se vocês tem plantãção de alfinete
    pois me interesso comprar as hastes de alfinete

    ResponderExcluir